Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Mensagem do presidente

GRI 102-14

O ano de 2021 permaneceu desafiador em vários aspectos. Se, por um lado, houve avanços no controle da pandemia, por outro, o aparecimento de novas variantes não permitiu a retomada efetiva da economia. A alta da inflação e o aumento dos juros que também compuseram o cenário do ano afetaram os custos de insumos, matérias-primas e financiamentos. Cada segmento da economia trouxe uma resposta diferente a essa conjuntura e a MRS, buscou ser efetiva no atendimento a cada tipo de cliente.

O negócio de mineração, por exemplo, apresentou crescimento até o terceiro trimestre, beneficiado pela demanda ainda aquecida do mercado, com preço do minério de ferro atingindo sucessivos recordes históricos e câmbio favorável à exportação. Para mantermos nossa competitividade nesse segmento, oferecemos nossos serviços mesmo em áreas com restrição de circulação, adotando novas soluções que garantiram aumento de capacidade e excelência do transporte, além de implementarmos estratégias para garantir uma operação com custos otimizados e de elevados níveis de segurança.

Guilherme Mello

Diretor-Presidente

Nos segmentos Carga Geral e Agrícolas, temos solidificado nossa atuação cada vez mais. Um grande marco foi o início do transporte de celulose com carregamento no Complexo Intermodal de Pederneiras, novo terminal ferroviário construído em tempo recorde de sete meses. Também registramos recorde de transporte no segmento de Carga Geral. Em contrapartida, a crise hídrica reduziu, momentaneamente, o transporte de commodities agrícolas, o que foi outro desafio.

Encerramos o ano com 170 milhões de toneladas transportadas em nossa malha, volume 6,4% maior do que em 2020, resultado impulsionado principalmente pelo crescimento do transporte de minério de ferro, carvão e coque (9,2%). Os volumes transportados permitiram um aumento de 22,8% na receita operacional líquida, para R$ 4,8 bilhões. Nosso lucro cresceu para quase R$ 700 milhões, um incremento de 62,6% no período, reflexo do crescimento do volume de negócios e do reconhecimento de créditos fiscais.

Seguimos com nosso plano de renovação antecipada da concessão, momento para o qual temos nos preparado desde março de 2015, mantendo contato constante com as áreas técnicas do Ministério de Infraestrutura para entendimento da estratégia do Governo quanto à definição dos investimentos decorrentes da política pública. Os investimentos relacionados à prorrogação antecipada da concessão da MRS estão inseridos no Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Os investimentos realizados e previstos acabaram elevando nossa dívida bruta no período, devido à captação de recursos com a emissão de debêntures, Notas Promissórias e financiamento com o BNDES. Com essa captação, conseguimos reforçar o caixa da Companhia e alongar o perfil da dívida para 4,67 anos, 2,1 anos a mais do que na comparação com dezembro de 2020.

Temos orgulho de apresentar índices de segurança ferroviária no mesmo patamar das principais ferrovias de primeira classe norte-americanas, ratificando nosso compromisso em garantir a integridade da carga transportada. Os acidentes nos últimos 11 anos tiveram redução de 37%, fruto do esforço da Companhia em melhorar as condições da via, fazer campanhas de conscientização da população e proceder a manutenção das faixas de domínio, ruídos, passagens e acessos, reparos e pequenas obras para evitar acidentes com a comunidade.

Internamente, investimos R$ 7,4 milhões em projetos e obras de melhoria e conforto nas instalações e realizamos ações importantes voltadas à segurança dos trabalhadores, como Workshops de Segurança, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), além de campanhas, produção de podcasts e capacitação dos mantenedores. O resultado dessas ações e o esforço contínuo da MRS se reflete no bom desempenho na taxa de frequência e redução de acidentes.

Nossa preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores, com seu desenvolvimento profissional e com o incentivo a um ambiente diverso, inclusivo e amigável resultou em um índice de 86,38% de favorabilidade em nossa pesquisa de clima organizacional, com adesão de 91% dos colaboradores. O resultado se manteve elevado, mesmo diante do cenário de pandemia durante os últimos dois anos. As ações voltadas para o tema Diversidade avançaram consideravelmente em 2021. Lançamos nossa Diretriz Organizacional sobre Diversidade e Não Discriminação e encerramos o ano com crescimento de 12,9% da participação feminina e com 5% do quadro formado por pessoas com deficiência, percentual superior ao previsto em lei.

Continuamos nossas iniciativas de enfrentamento à Covid-19, com plantão médico e assistência de enfermagem 24 horas por dia e 7 dias por semana. Orientamos nossos mais de 6,2 mil colaboradores sobre a importância da vacinação e encerramos o ano com 99,39% de pessoas vacinadas com a primeira dose e 92,68% já imunizadas com as duas doses ou dose única. Também fizemos uma campanha de vacinação anti-gripal para colaboradores e dependentes legais.

No quesito meio ambiente, um dos pilares que move a MRS para a evolução da cultura de sustentabilidade, ampliamos o controle dos riscos ambientais e a otimização dos custos operacionais. Atuamos de forma preventiva, eliminando ou minimizando possíveis impactos ambientais, reduzindo as ocorrências, preparando os colaboradores adequadamente para o atendimento às emergências, bem como cumprindo os compromissos assumidos com os órgãos competentes.

Em 2021, conduzimos nossas atividades assegurando o cumprimento integral das normas aplicáveis e dos demais requisitos para a preservação do meio ambiente, realizando integralmente todos os programas ambientais relativos às condicionantes da Licença de Operação da malha ferroviária e das oficinas.

A Responsabilidade Social é uma das pautas relevantes para nós. Mantivemos diversos programas de diálogo e promoção de bem-estar e desenvolvimento para as famílias dos colaboradores e das comunidades que abrigam as ferrovias, além de um portfólio de projetos de investimento social. Ampliamos o relacionamento com as comunidades do entorno da ferrovia, por meio de parcerias estabelecidas com lideranças e governos municipais, respeitando as recomendações de distanciamento social.

Os processos para tratamento de possíveis impactos da ferrovia para as comunidades e desenvolvimento de parcerias foram realizados à distância, pelas equipes regionais. As parcerias estabelecidas resultaram em 28 iniciativas, tais como: construção e revitalização de áreas de lazer; ações de mobilidade urbana; iluminação de áreas públicas do entorno da ferrovia, construção e implantação de centros de segregação e tratamento de resíduos, além da instalação de dezenas de coletores de resíduos, em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Para estas ações e doações, a MRS disponibilizou R$ 2,8 milhões por meio de recursos próprios.

Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido, trabalhando pela assinatura do nosso novo contrato de concessão, que trará ainda mais benefícios para a logística do país. Nas próximas páginas, detalhamos nossas ações e resultados de 2021.

Boa leitura!

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