Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN
Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN

Perfil

GRI 102-1; 102-2, 102-3; 102-4; 102-5; 102-6, 102-16

A MRS Logística é uma das maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior à registrada nos anos 1990. Administra uma malha ferroviária de 1.643 km, que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca de metade do PIB brasileiro. Recentemente, essa fronteira vem sendo extrapolada com a criação de novas rotas com origem em outras regiões de MG e SP e atendimento à produção da região de Corumbá (MS).

Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da Companhia.

Criada em 1996, quando o governo federal transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional, a MRS tem produção diversificada, com atuação no transporte de insumos e produtos relacionados à indústria siderúrgica (minério de ferro, carvão e coque, tanto para atendimento ao mercado interno brasileiro quanto para exportação) e no transporte de carga geral (commodities agrícolas, produtos siderúrgicos, celulose, contêineres, entre outros). A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, conferindo à operação uma grande relevância econômica.

Além do transporte de cargas, a MRS também oferta soluções logísticas mais amplas, incluindo o planejamento e o desenvolvimento de soluções multimodais (que utilizam mais de um meio de transporte) e serviços ferroviários customizados. Destaca-se pelo uso intensivo de tecnologia, de uma cultura de inovação e se orgulha de ter indicadores comparáveis aos das mais eficientes e seguras ferrovias norte-americanas e europeias, em quesitos como eficiência energética, disponibilidade e confiabilidade de ativos, segurança e produtividade.

Diante da relevância da operação, a Companhia entende como obrigação manter um comprometimento contínuo com a segurança de moradores de comunidades nas proximidades da linha férrea e encara como desafio levar o poder de transformação social da ferrovia para toda a sociedade. As ações nesta frente estão detalhadas aqui.

A Responsabilidade Social é uma das pautas relevantes da MRS. A Companhia manteve diversos programas de diálogo e promoção de bem-estar e desenvolvimento para as famílias dos colaboradores e das comunidades que abrigam as ferrovias, além de um portfólio de projetos de investimento social (saiba mais em Saúde e Segurança Ocupacional).

A MRS foi a primeira ferrovia nacional certificada pelo Ibama e que mantém programas constantes de gestão ambiental (mais informações em Sistema de Gestão Ambiental), com foco no tratamento de impactos sobre as cidades. Tendo em vista a relevância da sua contribuição econômica, também investe na gestão de riscos, controle econômico-financeiro e governança corporativa.

A MRS é uma Companhia aberta, listada na B3, no Mercado de Balcão, com capital social composto por

340.000.000

ações, ordinárias e preferenciais.

Missão

  • Oferecer transporte de carga com foco na ferrovia, priorizando fluxos que gerem escala e relações de longo prazo, a preços competitivos e com previsibilidade, para agregar valor crescente ao negócio.

Visão

  • Uma ferrovia sustentável, de classe mundial, com operação segura, clientes satisfeitos e colaboradores comprometidos e responsáveis.

Valores

  • Atitudes responsáveis.
  • Atendimento impecável das necessidades dos clientes, com eficiência de classe mundial.
  • Alto desempenho das equipes, motivadas e comprometidas.
magnifiercrossmenu