Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Trajetória

A MRS Logística foi constituída em 30 de agosto de 1996, sob a forma de Sociedade Anônima, para concorrer a um leilão, nos termos do Edital nº PND/A- 05/96/RFFSA, de 11 de julho de 1996, para a privatização da RFFSA (Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal S.A.). O Consórcio MRS Logística, liderado pelos maiores clientes da Malha Sudeste da RFFSA, que se tornaram os maiores acionistas da MRS, foi o único participante do leilão.

O contrato de concessão com o Governo Federal foi assinado pouco tempo depois, em 28 de novembro de 1996, e garantiu à MRS o direito de exploração do transporte de cargas na Malha Sudeste pelo prazo de 30 anos, renovável por mais 30 anos, a critério exclusivo do Poder Concedente. Na mesma data, também foi firmado com a RFFSA, pelo mesmo prazo e renovável por igual período, o Contrato de Arrendamento dos bens operacionais de propriedade da RFFSA vinculados à prestação do serviço objeto da concessão.

Década de 1990

1996

Criação da MRS

A MRS foi criada quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nesse ano, a empresa registrava extensão de 1.167 km, 401 locomotivas e 11 mil vagões. Hoje, operando mais de 770 locomotivas e quase 19 mil vagões pelos 1.643 km de malha, a MRS posiciona o modal ferroviário como um dos mais importantes corredores de movimentação de cargas de diversos tipos.

1998

Inovação com o Simulador de Trens

O investimento de R$ 3,6 milhões para a compra de um Simulador de Trens partiu de um projeto pioneiro desenvolvido pela MRS. Com a compra dos equipamentos, a Companhia deu início ao maior e mais moderno programa de treinamento de maquinistas do Brasil. Durante o período de 1998 a 2021, 5.118 colaboradores passaram pelo treinamento do Simulador.

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Década de 2000

2000

Maior e Melhor do Transporte

Primeira vez reconhecida como a Maior e a Melhor do Transporte, prêmio concedido pela Revista Ferroviária. A MRS recebeu essa homenagem por mais 11 anos.

2003

Primeiro Lucro Liquido

A MRS registrou seu primeiro lucro líquido (R$ 352 milhões), em sete anos, e um faturamento anual perto de R$ 1.2 bilhão. Hoje, a Companhia transporta quatro vezes oque produzia em 1996.

2003

Destaque em Cidadania Corporativa

Primeiro reconhecimento pelo Guia de Boa Cidadania Corporativa, publicação anual da Revista Exame. O prêmio teve como destaque dois projetos realizados em Conselheiro Lafaiete (MG): Parceria que dá Certo e Linha Verde.

2005

Mais de 100 milhões de toneladas transportadas

Pela primeira vez, ultrapassamos a marca de 100 milhões de toneladas transportadas. Processos, tecnologias, investimentos e muito suor estão por trás de todo esse avanço. Os números comprovam: hoje, em apenas um trimestre é transportado o equivalente a toda a produção anual de 1996, ultrapassando 40 mil toneladas úteis.

2006

Oficina do Horto (MG)

Oficina do Horto, em Belo Horizonte (MG), vinculada à Concessão da empresa. Após uma série de negociações com a RFFSA, Ministério dos Transportes, ANTT e Governo de Minas Gerais, foi celebrado, em 28 de julho, o Termo Aditivo nº 4 ao Contrato de Arrendamento, no qual o complexo das Oficinas do Horto Florestal foi classificado como “bem operacional”.

2007

Investimento na Via Permanente

Investimento significativo de R$ 23 milhões para a compra de uma socadora, duas reguladoras e uma desguarnecedora para aperfeiçoar ainda mais a manutenção de Via Permanente na empresa.

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Década de 2010

2010

Investimento em Inclusão Social

1º curso de capacitação para pessoas portadoras de deficiências, um importante marco de inclusão na Companhia.

2012

Locomotivas para a Serra da Cremalheira

Ao longo desse período, foi estabelecida uma parceria com a GE para a aquisição de 115 locomotivas tipo AC44, entregues em 2011 e 2012; um dos maiores contratos da indústria ferroviária mundial e a maior aquisição de locomotivas feita pela MRS, de uma só vez, com investimento de R$ 529 milhões.

2011

Aquisição de locomotivas em um dos maiores contratos da indústria

Aquisição de sete novas locomotivas Stadler para operação nos 8 km da Cremalheira. As novas máquinas criadas especialmente para operar na Serra da Cremalheira, em SP, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil kW e garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida. O investimento de R$ 140 milhões foi considerado o primeiro passo para eliminar gargalos no acesso ferroviário ao Porto de Santos e também para desafogar as rodovias.

2012

Melhores Empresas para Você Trabalhar

Pelo segundo ano consecutivo, a MRS figurava no Guia Você S/A Exame das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Dessa vez, com um gosto especial: a MRS foi também a Melhor da Área de Transporte e Logística. No ano seguinte, em 2013, a empresa ainda figurou, mais uma vez, no ranking das Melhores.

2014

Projeto Segregação Leste - Fim do compartilhamento dos trilhos

Projeto Segregação Leste. O investimento de R$ 200 milhões representou o fim do compartilhamento de trilhos entre trens de carga e de passageiros, proporcionando mais segurança e produtividade no trecho que liga Itaquaquecetuba (Manoel Feio) a Suzano, em SP, com distância de 12 km.

2015

Recorde em dias sem acidentes de trabalho

Zero Acidente. Registramos o recorde histórico de 73 dias corridos sem acidentes de trabalho. A MRS encerrou o mês de julho sem acidentes, como aconteceu em outubro de 2014.

2016

Recorde de eficiência energética

Mesmo tendo batido recorde de eficiência energética mês após mês, a MRS não se acomodou e continuou a busca por melhores resultados com foco também na redução de custos. Em junho desse ano, o indicador foi de 2,460 L/kTKB (Litro/Mil Tonelada Quilômetro Bruto), ainda melhor que o do mês anterior, recorde histórico na MRS até então: 2,480 L/kTKB. O indicador calcula a quantidade de litros de diesel usados no transporte de mil toneladas brutas em 1 km.

2016

Portal RH

Lançamento do Portal RH, um sistema pensado para dar mais autonomia e praticidade na gestão de carreiras da MRS e para simplificar processos de gerenciamento de equipes e informações.

2017

Recorde no patamar de Carga Geral

Pela primeira vez em sua história, a MRS atinge o patamar de 30% de Carga Geral transportada. O resultado é consequência de um trabalho desenvolvido, há anos, por diferentes áreas da empresa, em busca de maior diversificação de cargas. Na MRS, itens como produtos agrícolas, siderúrgicos, cimento e contêineres são definidos como Carga Geral.

2018

Recorde na redução do consumo de combustível

Período em que o indicador de eficiência energética, que mede o consumo de combustível das locomotivas, atingiu seu menor nível histórico: a marca de 2,446 L/kTKB. Essa marca representou uma redução de 4,5 milhões de litros de diesel ante 2017. No mesmo ano, a MRS foi escolhida a Melhor Empresa do Setor de Transportes do Brasil, em pesquisa publicada pela Revista Exame.

2019

Recorde no transit time do minério de ferro

O transit time do minério de ferro, indicador que calcula o tempo de transporte (da origem até o destino) da principal carga da Companhia, atingiu 19,08 horas, melhor resultado em toda a série histórica. Reforçando a importância de um bom desempenho nos indicadores de segurança, a meta de acidentes firmada com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi cumprida, ficando 5,91% abaixo do definido para o ano.

2020

Trem Não Manipulado (TNT), recorde no transporte de Carga Geral e menor taxa histórica de acidentes pessoais

Consolidação da operação do Trem Não Tripulado (TNT), uma iniciativa inovadora para atender às exigências de segurança para operação ferroviária na Zona de Auto Salvamento (ZAS). Ação relevante para atendimento às demandas do Terminal do Andaime/ MG e retomada do volume de minério. A MRS registra seu 1º recorde anual no volume de transporte em Carga Geral, atingindo 61,7Mt (considerando cargas transportadas pela MRS e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Ano em que a Companhia registrou a menor quantidade de acidentes pessoais (11) com taxa de 0,51 acidente por milhão de hora trabalhada.

2021

Complexo Intermodal de Pederneiras (SP) e Diversidade

Construção, em tempo recorde, do Complexo Intermodal de Pederneiras (SP), terminal ferroviário dedicado ao transporte de celulose, consolidando a presença da MRS no transporte de Carga Geral. Novo recorde no volume de transporte em Carga Geral, que chegou a 62,8 milhões de toneladas (considerando cargas transportadas pela MRS e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Consolidação das práticas relacionadas à Diversidade e Inclusão, com a publicação da Diretriz Organizacional de Diversidade e Não Discriminação e criação de uma estrutura específica para tratar o tema.

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1996
Criação da MRS
A MRS foi criada quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nesse ano, a empresa registrava extensão de 1.167 km, 401 locomotivas e 11 mil vagões. Hoje, operando mais de 770 locomotivas e quase 19 mil vagões pelos 1.643 km de malha, a MRS posiciona o modal ferroviário como um dos mais importantes corredores de movimentação de cargas de diversos tipos.

1998
Inovação com o Simulador de Trens
O investimento de R$ 3,6 milhões para a compra de um Simulador de Trens partiu de um projeto pioneiro desenvolvido pela MRS. Com a compra dos equipamentos, a Companhia deu início ao maior e mais moderno programa de treinamento de maquinistas do Brasil. Durante o período de 1998 a 2021, 5.118 colaboradores passaram pelo treinamento do Simulador.

2000
Maior e Melhor do Transporte
Primeira vez reconhecida como a Maior e a Melhor do Transporte, prêmio concedido pela Revista Ferroviária. A MRS recebeu essa homenagem por mais 11 anos.

2003
Destaque em Cidadania Corporativa
Primeiro reconhecimento pelo Guia de Boa Cidadania Corporativa, publicação anual da Revista Exame. O prêmio teve como destaque dois projetos realizados em Conselheiro Lafaiete (MG): Parceria que dá Certo e Linha Verde.

2005
Mais de 100 milhões de toneladas transportadas
Pela primeira vez, ultrapassamos a marca de 100 milhões de toneladas transportadas. Processos, tecnologias, investimentos e muito suor estão por trás de todo esse avanço. Os números comprovam: hoje, em apenas um trimestre é transportado o equivalente a toda a produção anual de 1996, ultrapassando 40 mil toneladas úteis.

2006
Oficina do Horto (MG)
Oficina do Horto, em Belo Horizonte (MG), vinculada à Concessão da empresa. Após uma série de negociações com a RFFSA, Ministério dos Transportes, ANTT e Governo de Minas Gerais, foi celebrado, em 28 de julho, o Termo Aditivo nº 4 ao Contrato de Arrendamento, no qual o complexo das Oficinas do Horto Florestal foi classificado como “bem operacional”.

2007
Investimento na Via Permanente
Investimento significativo de R$ 23 milhões para a compra de uma socadora, duas reguladoras e uma desguarnecedora para aperfeiçoar ainda mais a manutenção de Via Permanente na empresa.

2010
Investimento em Inclusão Social
1º curso de capacitação para pessoas portadoras de deficiências, um importante marco de inclusão na Companhia.

2012
Locomotivas para a Serra da Cremalheira
Ao longo desse período, foi estabelecida uma parceria com a GE para a aquisição de 115 locomotivas tipo AC44, entregues em 2011 e 2012; um dos maiores contratos da indústria ferroviária mundial e a maior aquisição de locomotivas feita pela MRS, de uma só vez, com investimento de R$ 529 milhões.

2011
Aquisição de locomotivas em um dos maiores contratos da indústria
Aquisição de sete novas locomotivas Stadler para operação nos 8 km da Cremalheira. As novas máquinas criadas especialmente para operar na Serra da Cremalheira, em SP, têm quase 18 metros de comprimento, potência de 5 mil kW e garantem a segurança operacional contendo a carga na descida ou empurrando-a na subida. O investimento de R$ 140 milhões foi considerado o primeiro passo para eliminar gargalos no acesso ferroviário ao Porto de Santos e também para desafogar as rodovias.

2012
Melhores Empresas para Você Trabalhar
Pelo segundo ano consecutivo, a MRS figurava no Guia Você S/A Exame das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Dessa vez, com um gosto especial: a MRS foi também a Melhor da Área de Transporte e Logística. No ano seguinte, em 2013, a empresa ainda figurou, mais uma vez, no ranking das Melhores.

2014
Projeto Segregação Leste - Fim do compartilhamento dos trilhos
Projeto Segregação Leste. O investimento de R$ 200 milhões representou o fim do compartilhamento de trilhos entre trens de carga e de passageiros, proporcionando mais segurança e produtividade no trecho que liga Itaquaquecetuba (Manoel Feio) a Suzano, em SP, com distância de 12 km.

2015
Recorde em dias sem acidentes de trabalho
Zero Acidente. Registramos o recorde histórico de 73 dias corridos sem acidentes de trabalho. A MRS encerrou o mês de julho sem acidentes, como aconteceu em outubro de 2014.

2016
Recorde de eficiência energética
Mesmo tendo batido recorde de eficiência energética mês após mês, a MRS não se acomodou e continuou a busca por melhores resultados com foco também na redução de custos. Em junho desse ano, o indicador foi de 2,460 L/kTKB (Litro/Mil Tonelada Quilômetro Bruto), ainda melhor que o do mês anterior, recorde histórico na MRS até então: 2,480 L/kTKB. O indicador calcula a quantidade de litros de diesel usados no transporte de mil toneladas brutas em 1 km.

2016
Portal RH
Lançamento do Portal RH, um sistema pensado para dar mais autonomia e praticidade na gestão de carreiras da MRS e para simplificar processos de gerenciamento de equipes e informações.

2017
Recorde no patamar de Carga Geral
Pela primeira vez em sua história, a MRS atinge o patamar de 30% de Carga Geral transportada. O resultado é consequência de um trabalho desenvolvido, há anos, por diferentes áreas da empresa, em busca de maior diversificação de cargas. Na MRS, itens como produtos agrícolas, siderúrgicos, cimento e contêineres são definidos como Carga Geral.

2018
Recorde na redução do consumo de combustível
Período em que o indicador de eficiência energética, que mede o consumo de combustível das locomotivas, atingiu seu menor nível histórico: a marca de 2,446 L/kTKB. Essa marca representou uma redução de 4,5 milhões de litros de diesel ante 2017. No mesmo ano, a MRS foi escolhida a Melhor Empresa do Setor de Transportes do Brasil, em pesquisa publicada pela Revista Exame.

2019
Recorde no transit time do minério de ferro
O transit time do minério de ferro, indicador que calcula o tempo de transporte (da origem até o destino) da principal carga da Companhia, atingiu 19,08 horas, melhor resultado em toda a série histórica. Reforçando a importância de um bom desempenho nos indicadores de segurança, a meta de acidentes firmada com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi cumprida, ficando 5,91% abaixo do definido para o ano.

2020
Trem Não Manipulado (TNT), recorde no transporte de Carga Geral e menor taxa histórica de acidentes pessoais
Consolidação da operação do Trem Não Tripulado (TNT), uma iniciativa inovadora para atender às exigências de segurança para operação ferroviária na Zona de Auto Salvamento (ZAS). Ação relevante para atendimento às demandas do Terminal do Andaime/ MG e retomada do volume de minério. A MRS registra seu 1º recorde anual no volume de transporte em Carga Geral, atingindo 61,7Mt (considerando cargas transportadas pela MRS e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Ano em que a Companhia registrou a menor quantidade de acidentes pessoais (11) com taxa de 0,51 acidente por milhão de hora trabalhada.

2021
Complexo Intermodal de Pederneiras (SP) e Diversidade
Construção, em tempo recorde, do Complexo Intermodal de Pederneiras (SP), terminal ferroviário dedicado ao transporte de celulose, consolidando a presença da MRS no transporte de Carga Geral. Novo recorde no volume de transporte em Carga Geral, que chegou a 62,8 milhões de toneladas (considerando cargas transportadas pela MRS e as cargas de outras ferrovias – remuneradas pelo direito de passagem). Consolidação das práticas relacionadas à Diversidade e Inclusão, com a publicação da Diretriz Organizacional de Diversidade e Não Discriminação e criação de uma estrutura específica para tratar o tema.

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