Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Investimento e diversificação de carga

GRI 203-1

Para manter o nível de excelência das operações, em alinhamento com o direcionamento estratégico da Companhia, a MRS possui um volume importante de investimentos. As despesas de capital (Capex) conta com projetos de manutenção corrente e projetos de melhoria, principalmente em inovação nos processos de eficiência e produtividade, que muitas vezes levam à redução do custo da operação e ao aumento da competitividade no transporte de cargas.

Um portfólio anual de investimentos é aprovado pelo Conselho Administrativo e, a partir de então, as áreas responsáveis iniciam o processo de planejamento, contratação e execução dos projetos, respeitando valor e prazo sinalizados. Uma série de regras e diretrizes norteia a gestão dos projetos dos investimentos aprovados. Ao longo do ano, o andamento das iniciativas é acompanhado por diferentes controles, exercícios de forecast e reports, que sinalizam para a alta gestão, incluindo o Comitê Financeiro do Conselho, os riscos e desvios existentes.

Em 2021, a MRS investiu aproximadamente R$ 1,8 bilhão, o maior volume realizado pela Companhia nos últimos anos. Este recurso foi destinado para garantir o atendimento do volume, a confiabilidade e sustentabilidade da operação e o avanço no crescimento do transporte de minério e outras cargas, por meio do investimento em pátios, terminais, trechos ferroviários e ativos que contribuem com a diversificação das cargas transportadas. Além disso, a Companhia avançou no projeto de substituição do ERP (SAP), que tem conclusão da fase de fundação prevista para o final de 2022. O portfólio de investimentos incluiu, ainda, verbas para o desenvolvimento dos projetos que deverão ser executados pela MRS em contrapartida à prorrogação da concessão. (Saiba mais em Concessão da Operação)

Além disso, foram realizados investimentos relacionados com as comunidades ao longo da faixa de domínio da Companhia, tais como vedação de faixa e construção de novos caminhos seguros (R$5,6 milhões destinados) e adequações de passagens de nível e passagens de pedestre (R$ 3,3 milhões).

No ano de 2021 também se destaca a conclusão do trabalho da consultoria contratada para apoiar a MRS na preparação para os novos patamares de investimentos que serão assumidos a partir da renovação da concessão. O planejamento e a implementação das ações mapeadas já foram iniciados. Para adequação ao novo cenário, foi criada ao final do ano de 2021 uma diretoria específica de projetos e obras, que será responsável pelos grandes projetos de expansão da Companhia nos próximos anos.

1 Expansão, confiabilidade de infraestrutura e modernização da via permanente
2 Aquisição, confiabilidade e modernização do material rodante
3 Investimentos em Saúde, Meio Ambiente e Segurança

Grandes Grupos de Investimentos realizados em 2021

Avanço das obras iniciadas no ano anterior, com foco nos fluxos de Carga Geral:

  • Construção em tempo recorde (7 meses) do novo terminal em Pederneiras;
  • Sinalização do trecho Jurubatuba-Ilha de Barnabé da Margem Esquerda de Santos - recapacitação da via permanente no trecho Itirapina-Pederneiras, possibilitando a circulação de trens com 120 toneladas.

Manutenção do plano preventivo de intervenções ao longo da via, com execução de 31 obras de contenções e 4 intervenções/substituições de pontes para a minimização de riscos associados à confiabilidade do trecho.

Aquisições de ativos para atendimento ao volume projetado e melhorias operacionais. Destaque para o recebimento das locomotivas do modelo AC44, 864 vagões GDT INOX e 23 vagões PCT. Destaque para a evolução de investimento deste grupo: R$ 254 MM, em 2020 e R$ 1.075 MM, em 2021.

Manutenção da estratégia de intervenções em locomotivas, vagões e malha ferroviária para aumentar os níveis de confiabilidade e disponibilidade dos ativos, contribuindo para a melhor eficiência e otimização das operações ferroviárias.

Avanço da implantação do novo sistema ERP (SAP), continuidade no desenvolvimento de sistemas de TI com foco nos processos da operação e ampliação na abrangência da utilização de controles remotos para manobra de locomotivas em pátios. Destaque também para o início de projeto que visa avaliar as possibilidades e impactos com a ampliação do tamanho do trem. Mais informações em Transformação Digital

Investimentos para adequação de instalações, principalmente oficinas, obras em PNs (passagem de nível), sinalização ativa, construção de caminhos seguros, instalação de guarda-corpo nos ativos de infraestrutura, adequação ambiental, vedação de faixa de domínio. Houve relevante evolução na alocação de recursos neste Grupo: em 2021 foi de R$ 25,9 MM, enquanto em 2020 foi de R$16,1 MM e de R$6,4 MM em 2019.

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