Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Ética e integridade

GRI 102-16; 103-1; 103-2; 103-3; 205-1; 205-2; 205-3; 419-1

A MRS é uma concessão federal, com atuação nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo,  interagindo com 107 municípios. Tais características nos conferem uma preocupação relevante no que se refere a ética e integridade, materializada com a adoção, desde 2017, de um Programa de Integridade. Sob responsabilidade de um Comitê de Conduta Ética e com documentos aprovados pelo Conselho de Administração, o Programa define políticas de conduta e normas anticorrupção a serem seguidas por todos os colaboradores em suas práticas cotidianas e nos relacionamentos com stakeholders da Companhia. 

Em 2021, o Código de Conduta Ética foi revisado para melhor se adequar às demandas da sociedade e do ambiente corporativo. Foram incluídas diretrizes relativas ao meio ambiente, questões sociais (como direitos humanos e diversidade), governança e questões relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Outra alteração foi a inclusão dos administradores que se relacionam com a MRS como um dos públicos para o qual o Código se aplica. O documento de Conduta Ética para Terceiros também foi revisado e passou a incluir as diretrizes ESG relacionadas à diversidade, direitos humanos e meio ambiente.

Todos os documentos que compõem o Programa de Integridade da MRS podem ser acessados na íntegra no link https://www.mrs.com.br/sustentabilidade/programa-de-integridade-e-etica-da-mrs/ .

Em busca contínua pelas melhores práticas do mercado, realizamos frequentemente ações de benchmarking, sendo a principal a participação em um grupo de discussão de temas de Auditoria e Compliance comandado pela Vale, com seus principais investidos (MRS, MRN, Samarco e VLi).

Canal de denúncias

Como mecanismo de controle das situações de risco a que está exposta e tratamento de eventuais condutas antiéticas ou ilícitas, a MRS mantém o Canal de Denúncias MRS, um canal de comunicação voltado para o esclarecimento de dúvidas e o recebimento de denúncias. O canal está disponível via telefone, internet e intranet, conforme dados a seguir. As denúncias podem ser envidadas de forma anônima e a confidencialidade é garantida por política interna. A gestão do Canal de Denúncias MRS é realizada pela Gerência Geral de Auditoria Interna de Gestão de Risco que, trimestralmente, presta contas de todas as denúncias recebidas ao Conselho de Administração e ao Comitê de Ética, responsável pela análise dos casos mais complexos. Todas as denúncias são investigadas e, caso sejam procedentes, são aplicadas as penalidades constantes no Código de Ética e Conduta e no Regulamento Disciplinar da MRS.

Em 2021, foram tratados 112 casos referentes a denúncias pertinentes ao canal, sendo 60 relacionadas a desvios éticos e 52 a reclamações e descumprimentos de normas. Ao final do ano, 34 dos 60 casos estavam com suas investigações encerradas, sendo 24 considerados procedentes e que geraram 36 demissões, 7 advertências, 11 descredenciamentos de terceiros, 3 suspensões e 1 mudança de gestor.

No período, não foram identificados ou denunciados casos de corrupção envolvendo pessoas pertencentes à administração pública de qualquer esfera (municipal, estadual ou federal). Não existem processos judiciais relacionados à corrupção movidos contra a MRS e não temos conhecimento de processos contra empregados da Companhia relacionados à corrupção.

A Companhia está estruturando uma área específica para combate à corrupção, que ficará sob gestão da Gerência Geral de Auditoria Interna, com primeiro ciclo de atividades do Programa de Integridade previsto para 2023.

Canal de Denúncias MRS

E-mail: [email protected]

Telefone: 0800-300-4531

Os trabalhos de Auditoria Interna, Gestão de Riscos Corporativos, Auditoria Contínua e Apuração de Denúncias são realizados por uma metodologia própria. O risco relacionado à corrupção é considerado e está incluído no Dicionário de Riscos da Companhia como “Risco de Conduta Antiética/ Fraude”.

Nossa prática de Auditoria Interna é certificada com o QA (Quality Assurance) do Institute of Internal Auditors (IIA). Todas as atividades que não são referentes à auditoria tradicional (auditoria contínua, canal de denúncias e riscos corporativos) passam por verificação externa a cada cinco anos.

Ao longo de 2021, foram realizados 10 trabalhos em processos distintos, escolhidos por priorização de riscos e 4 trabalhos recorrentes de Auditoria Contínua, além da apuração dos casos relacionados ao Canal de Denúncias MRS da Auditoria. Como forma de medição, os status das apurações são apresentados trimestralmente ao Comitê de Sustentabilidade e ao Conselho de Administração.

A MRS não foi notificada sobre multas por não conformidade com leis e/ou regulamentos na área socioeconômica no ano de 2021.

A capacitação dos colaboradores no Programa de Ética e Integridade é uma atividade contínua e de extrema importância para nós. Novos colaboradores assistem à uma palestra sobre o Programa no dia da integração e, em complemento, disponibilizamos na Academia MRS (saiba mais aqui) um treinamento on-line sobre o tema, que é pré-requisito para a participação em todos os demais cursos. Há ainda treinamentos anuais on-line de reciclagem para os colaboradores e campanhas de comunicação sobre o tema. Dos 6.148 colaboradores da Companhia, 98 % já realizaram este treinamento.

Em 2021, foi realizada a divulgação do Canal de denúncias MRS com a Auditoria nos meios internos de comunicação e uma live com consultor externo especializado sobre o tema “Assédio”. Todos os nossos colaboradores foram convidados e incentivados a participar.

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