Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN
Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN

Gestão de riscos

GRI 102-11; 103-1; 103-2; 103-3

Sob responsabilidade da Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos, a MRS realiza, desde 2016, o mapeamento dos riscos corporativos, por meio de uma matriz específica para o tema. Um dicionário de riscos nos aspectos financeiro, operacional, conformidade e estratégico compõe os procedimentos.

A metodologia foi aperfeiçoada em 2020, com a escolha dos riscos a serem mapeados baseada nos principais ofensores ao atingimento da estratégia da MRS e a criação do “Ponto Focal de Riscos”, uma ferramenta para alavancar a eficiência e eficácia do levantamento dos fatores de risco, bem como estimular a permeabilidade da cultura de gestão de riscos. A Auditoria Interna realizou testes com os controles identificados no “Ponto Focal de Riscos”. Para 2022, está prevista a implantação da segunda linha de governança de riscos corporativos, com estrutura própria, para aumentar a eficiência e eficácia da gestão de riscos da Companhia.

No que se refere aos riscos operacionais, a MRS conta com três diferentes processos para inspeção da Via Permanente:

Inspeção de geometria para verificar defeitos de desalinhamento vertical ou horizontal dos trilhos causados por problemas como fixação, desnivelamento, compactação de lastro, superelevação, entre outros;

Inspeção de trincas internas que pode diagnosticar defeitos de início de ruptura do trilho causado por desgaste, excesso de carga, alta rigidez do lastro etc.;

Inspeção superficial de trilho com RIV (veículo de inspeção de trilho) que possibilita identificar desvios de rugosidade na região de contato com a roda do boleto do trilho, causado por desgaste de contato.

Em 2021, a MRS também contou com o equipamento VTI (Vehicle Track Interaction), que entrou em operação no final de 2020 e inspeciona a interação veículo/via de toda a malha em ciclos que ocorrem a cada quatro dias aproximadamente.

magnifiercrossmenu