Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN
Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
EN

Gestão de sustentabilidade

A MRS entende que a integração de questões ambientais, sociais e de governança corporativa são fundamentais para a continuidade da evolução do negócio, bem como a preservação de seus relacionamentos com o meio ambiente e indivíduos, a partir de uma cultura de transparência, eficiência e inovação.

Ao buscar as melhores práticas de gestão de sustentabilidade, a Companhia colabora na proteção de valor em relação aos conflitos potenciais com comunidades do entorno, contribui para valorizar os ganhos ambientais relativos ao setor de ferrovias e favorece a percepção do investidor no entendimento do negócio, riscos e oportunidades envolvidas. Além disso, fortalece a instituição como marca empregadora, favorecendo a atração e retenção de talentos.

Como reflexo de tal comprometimento, a MRS foi a primeira ferrovia do Brasil a receber uma licença de operação da malha ferrovia do IBAMA e mantém o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para auxiliar no planejamento consistente de ações de prevenção, controle e mitigação de impactos ambientais decorrentes das suas atividades, a partir do gerenciamento de riscos e busca pela melhoria contínua da operação ferroviária. O SGA engloba a gestão dos processos que impactam diretamente em temas como resíduos, efluentes, qualidade do ar, processos erosivos, ruídos, recursos hídricos, manejo de flora, atropelamento de fauna, conformidade legal, controle ambiental de obras, mitigação de impactos socioambientais e licenciamento ambiental.

Com base na regulamentação e na necessidade de a MRS estar preparada para agir em situações emergenciais de maneira rápida e lógica, a Companhia realiza o Estudo de Análise de Riscos, usado como subsídio para a atualização do Programa de Gerenciamento de Riscos e do Plano de Ação de Emergência.

As atividades ferroviárias têm um papel primordial como um elemento impulsionador da economia brasileira e das cidades por onde passam, por meio da geração de emprego, renda e tributos, bem como pelo escoamento de mercadorias do País, trazendo um importante benefício social. Existe, no entanto, o desafio de melhorar e ampliar as condições de urbanização e infraestrutura, eliminando ou mitigando conflitos decorrentes do aumento do fluxo de automóveis e do crescimento das comunidades  no entorno da ferrovia. Para tanto, a MRS entende seu papel na promoção da segurança e do bem-estar da população lindeira, bem como estabelece ações focadas nas comunidades.

Ao mesmo tempo, as atividades de armazenamento, manuseio e transporte ferroviário de cargas da MRS seguem regulamentação específica, além das normas técnicas brasileiras aplicáveis ao setor, tendo em vista que as atividades realizadas durante o transporte ferroviário de carga podem gerar acidentes de tipos e magnitudes diversas e a natureza da carga transportada pode potencializar o impacto no meio ambiente

Para estabelecer a governança de sustentabilidade da Companhia, está em avaliação uma estrutura para concentrar as iniciativas ligadas à temática ESG, direcionar as ações de cada área e manter o foco estratégico do tema, reportando à mais alta liderança os resultados obtidos. Dada a relevância do tema, desde 2021, a MRS definiu metas específicas atreladas à remuneração variável relacionadas a ESG para a liderança da Companhia, em diferentes níveis de gestão, incluindo 11 gerências gerais, além do presidente e diretores.

magnifiercrossmenu