Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Gestão hídrica

GRI 303-1; 303-2; 303-3; 303-4

Para minimizar os impactos na água causados pela realização de suas atividades, a MRS investe continuamente no aprimoramento da gestão interna dos recursos hídricos, por meio da adoção de novas tecnologias, disseminação de conhecimento interno sobre o tema e implementação de boas práticas, promovendo, dessa forma, o uso consciente do recurso.

Desde 2018, a Companhia avalia continuamente o consumo das unidades para identificação de desvios, o que já permitiu redução de aproximadamente 4 mil m³ de consumo mensal de água. O impacto da MRS na água como bem de uso compartilhado ocorre principalmente pela lavagem de locomotivas e manutenção de seus componentes, nas instalações ao longo da malha ferroviária, nas máquinas de manutenção de via permanente, em operações do aspersor de polímeros e para consumo de colaboradores. Com captação por fontes subterrâneas, superficiais e também por meio de concessionárias, a Companhia entende que os impactos sociais potenciais atrelados à noção de uso compartilhado da água são observados pela possível captação excessiva, diminuindo sua disponibilidade para outros usuários.

Entre as ações já realizadas pela MRS em busca da redução do consumo de água, destacam-se:

1

Captação e aproveitamento de água de chuva para uso na lavagem de locomotivas do complexo P1-07, localizado em Jeceaba, Minas Gerais;

2

Ainda no complexo P1-07, adoção da prática de reuso do efluente tratado pela ETEI para fins de umidificação de via do local reduzindo, assim, o consumo de água;

3

Reutilização total do efluente tratado pela ETEI do aspersor de polímeros, onde cerca de 9,7% do volume da água utilizada no processo é água de reuso oriunda da ETEI do local. Dessa forma, a unidade deixa de lançar o efluente no meio ambiente e de utilizar, anualmente, cerca de 2,7 mil m³ de recurso natural captado do poço.

Em 2021, o volume total de água utilizada pela MRS para o desenvolvimento de suas atividades foi 121,01 mil m³, sendo 51,01 mil m³ por meio da captação de água subterrânea, 6,63 mil m³ de água superficial, 51,63 mil m³ do abastecimento pelas concessionárias e, por fim, 11,74 mil m³ provenientes de caminhão-pipa para o funcionamento das máquinas especiais de via permanente, equipamentos estes primordiais para a manutenção ferroviária.

GRI 303-3

Captação de água

(em mega litros)

Os efluentes industriais e domésticos produzidos pelas unidades de apoio às atividades de operação ferroviária e das manutenções das locomotivas, vagões e componentes são geridos adequadamente e em conformidade com a legislação vigente. A MRS possui Estações de Tratamento de Efluente Industriais (ETEIs) e Caixas Separadoras de Água e Óleo (CSAO) para o tratamento de efluentes industriais e fossas-filtro para tratamento de efluentes domésticos em locais onde não há disponibilidade de rede coletora e de estação de tratamento de efluentes domésticos municipais. Em 2021, foram gerados e tratados pelas ETEI's 9.126 m³ de efluentes industriais, dados estes monitorados periodicamente por empresas especializadas e controlados via SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

Site Munícipio/ Estado Volume tratado m3
ETEI – Oficina de Locomotivas Barra do Piraí/RJ 1.268,34
ETEI – Oficina de Locomotivas do P1-07 Jeceaba/MG 2.758,71
ETEI – HF Rotativos Elétricos Belo Horizonte/MG 374,00
ETEI – HF – Lavador de Locomotivas Belo Horizonte/MG 3.365,50
ETEI – Oficina de Locomotivas Jundiaí/SP 979,60
ETEI – Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra Cubatão/SP 380,65
Total   9.126,80

Os efluentes líquidos são coletados, tratados e dispostos de acordo com as legislações pertinentes. A gestão do processo inclui monitoramento e avaliação de performance dos dispositivos de tratamento que garantem a eficiência do sistema e a melhoria contínua de desempenho desses processos. Em 2021, as ETEIs das oficinas da MRS trataram cerca de 9,1 mil m³ de efluentes industriais no período. Entre as melhorias realizadas no período, destaca-se a instalação da tecnologia de telemetria no sistema de captação de água, com investimento de mais de 130 mil para instalação do sistema e custeio anual de 50 mil para manutenção e operação. Todo o processo de controle de dados é realizado de forma eletrônica, via monitoramento da captação de água para vários pontos, medição de quantidade de litros captados e tempo de captação, evitando erros e falhas humanas e garantindo confiabilidade dos dados que são repassados aos órgãos ambientais e controlados via SGA.

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