Relatório Anual de Sustentabilidade 2021
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Segurança ferroviária e prevenção de acidentes

GRI 103-1; 103-2; 103-3; 403-2; 403-7; SASB TR-RA-540a.1; SASB TR-RA-540a.2

A MRS se orgulha de ter índices de segurança ferroviária no mesmo patamar das principais ferrovias de primeira classe norte-americanas, ratificando sua confiabilidade e seu compromisso em garantir a integridade da carga transportada. Nos últimos 11 anos, a taxa de ocorrências por bilhão de TKB (tonelada bruta x km), que demonstra os acidentes com participação direta da MRS, os acidentes causados pelas comunidades lindeiras e por outras ferrovias/concessionárias, teve redução de 37%. Apesar da boa performance ao longo dos anos, em 2021 a taxa foi de 1,76, acima do registrado no ano anterior, 1,64. Adicionalmente, os acidentes são mensurados com base no TKM (trem x quilômetro), cujo índice de desempenho encontra-se, igualmente, no mesmo nível das melhores referências mundiais.

Considerando os aspectos relacionados às questões de planejamento urbano e o alto nível de interface das ferrovias junto aos municípios, os principais impactos relativos à operação ferroviária estão relacionados à manutenção das faixas de domínio, ruído - principalmente buzina, que é um dispositivo de segurança – e situações pontuais envolvendo melhorias em passagens e acessos, assim como reparos de vedações e impactos de pequenas obras.

A MRS possui diferentes programas e ferramentas voltados para a mitigação dos riscos e prevenção de acidentes pessoais e ferroviários. Destacam-se o Programa Observação de Tarefas, o Programa de Segurança em Terminais (PST), o Programa de Segurança na Malha (PSM) e o Farol de Riscos. Por meio desses programas, em 2021 foram realizadas 35 mil auditorias comportamentais, inspecionados 138 terminais, monitoradas 506 linhas em 104 pátios de manobra.

O Programa Observação de Tarefas permite identificar e tratar fatores de risco na execução de atividades operacionais, prevenir acidentes e ocorrências que coloquem em risco a integridade física dos colaboradores próprios e terceirizados da MRS. O PST é um programa de auditoria com foco nas rotinas operacionais e na condição de via permanente nos terminais de clientes onde a MRS tem operação. Já o PSM visa auxiliar na identificação, planejamento e correção das anomalias de via permanente, encontradas nos pátios críticos da MRS. E o Farol de Riscos visa medir, por meio de indicadores, a aderência aos programas de segurança e o índice de risco das áreas operacionais da empresa, para que estas possam agir de forma preventiva e direcionar suas equipes a uma conduta segura.

Ao longo dos anos, a Companhia tem demonstrado atenção constante ao bem-estar das comunidades, especialmente àquelas próximas da faixa de domínio da ferrovia. Entre as iniciativas de destaque em 2021, foram realizadas diversas ações para melhores práticas no tema, incluindo o deslocamento de famílias estabelecidas nos municípios de Ibirité (MG), Suzano (SP), Mangaratiba (RJ), Três Rios (RJ) e Guarujá (SP), com objetivo de garantir a segurança das populações e da operação ferroviária. A MRS destaca a criação, em 2021, da Gerência de Gestão Fundiária, designada a criar procedimentos, fluxos de negociação e soluções para questões de deslocamento de comunidades, entre outras atividades. Em outra frente, a MRS está desenvolvendo projetos para melhoria do nível de ruído e do ar, que são aspectos que incomodam as comunidades nas regiões próximas às ferrovias.

O maior desafio da MRS está na mitigação dos acidentes causados pela comunidade. Foram investidos R$ 8 milhões em 2021 para a preservação da faixa de domínio ferroviária, como muros de vedação, revitalização e sinalização automática de passagens em nível. Em complemento, foram realizadas forças-tarefas com vigilância ostensiva em pontos críticos de passagens em nível e faixa de domínio, identificados por meio de análise de dados e correlações estatísticas. Além dessas ações, são feitas conscientizações, de forma permanente, relacionadas diretamente às comunidades. As atividades presenciais foram profundamente comprometidas pelo cenário pandêmico e a necessidade de adoção de medidas de distanciamento social.

A principal estratégia adotada em 2021 foi a realização de campanhas e informativos digitais, por meio de mídias sociais e aplicativos de mensagens. Entre as iniciativas estão a colocação de banner no vidro traseiro de ônibus no município de Juiz de Fora (MG) com frases motivadoras em uma iniciativa de combate ao suicídio; e o uso de um carro amassado em um reboque para alertar sobre os riscos de não atendimento aos sinais de segurança. As ações realizadas com foco nas comunidades que apresentam maior incidência de acidentes somaram a participação de 9.900 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes, em sete municípios.

Ao longo de 2021, a MRS esteve envolvida em 119 acidentes ferroviários, sendo um descarrilamento e 118 eventos envolvendo comunidades (colisão de veículos e atropelamentos), todos comunicados ao órgão competente (ANTT).

Para os próximos anos, a Companhia está comprometida em manter o alto nível de segurança na malha ferroviária, em relação a acidentes de causa técnica, e a melhorar o percentual de ocorrências envolvendo terceiros. Nesse sentido, está em implementação o sistema de diagnóstico da malha ferroviária com tecnologia de videoanalytics, que permitirá a realização de mapa de calor da ferrovia e indicação de onde estão os maiores pontos de conflitos urbanos, do ponto de vista de incidentes. A iniciativa deve contribuir para melhor aproveitamento de recursos e respostas mais rápidas. Além disso, também terão continuidade os projetos para eliminação de conflitos urbanos, iniciados em 2020, e previstos no plano de renovação da concessão. Saiba mais aqui.

Evolução da taxa de acidentes

(número de acidentes)

Número de acidentes

(por milhão de TKM)

Processos para inspeção da via permanente

SASB TR-RA-540a.4.
Parâmetros Equipamento Quilometragem total
2020 2021
Bitola e geometria TEV 4.767 3.536
Defeitos superficiais e perfil de trilho RIV 5.905 4.578
Ultrassom US 5.361 5.472

TEV: 8 semanas em manutenção preventiva e 8 semanas em projeto de atualização do sistema de medição para garantir mais 5 anos de trabalho para o equipamento.
RIV: em 2021, o veículo realizou menos inspeções devido à problemas de confiabilidade da esmerilhadora, o que gera paradas nas inspeções até que o sistema de esmerilhamento retome sua operação.
US: 17 semanas em corretiva em 2020

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